skip to Main Content
Sabia que por cada 1€ investido na nossa ação de combate à Solidão e ao Isolamento, há um retorno social de cerca de 4€?

Conferência Impacto Social

Três meses de aprendizagem, investigação e aplicação da ferramenta Social Return on Investment (SROI), culminaram na Conferência Impacto Social, promovida pela CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social) e o Montepio, em parceria com a 4Change e a Audax, ocorrida no passado dia 24 de Junho no Auditório Montepio em Lisboa. Nesta conferência, todos os projectos seleccionados para o Programa Impacto Social puderam apresentar os resultados da sua análise, que consistia em pegar num projecto ou linha de intervenção, valorá-lo e obter um rácio de retorno social de forma a elucidar os potenciais investidores do bem que estarão a fazer à sociedade se investirem no respectivo projecto ou linha de intervenção.

O MPMV estudou a sua primeira e principal linha de intervenção, que visa a diminuição da solidão e isolamento da população apoiada através da realização e envolvimento dos idosos em actividades desenhadas e desenvolvidas para cada caso específico. O estudo revelou que só esta linha de intervenção resulta num retorno social de 5,35€, isto é, cada 1€ investido no MPMV gera 5,35€ de retorno social. Outras conclusões levaram a equipa técnica do MPMV a repensar a sua forma de actuação, nomeadamente a compreensão dos stakeholders (ou partes interessadas) mais presentes na linha referida e quais as actividades que alocam mais recursos e que geram maior retorno e satisfação aos seus beneficiários directos.

A partir de Setembro o Projecto irá alargar o estudo às restantes linhas de intervenção (saúde e bem-estar no domicílio) e procurar obter o rácio global do investimento no MPMV.

O Projecto foi representado pela assistente social Mafalda Ferreira, que apresentou com sucesso os resultados da análise perante um painel de potenciais investidores.

Poderá obter mais informações sobre este Programa e os restantes projectos participantes no site oficial: Impacto Social.

 

Back To Top