skip to Main Content
Sabia que por cada 1€ investido na nossa ação de combate à Solidão e ao Isolamento, há um retorno social de cerca de 4€?
Envelhecimento Foi Tema De Conferência No Dia 15 De Maio

Envelhecimento foi tema de Conferência no dia 15 de Maio

No passado dia 15 de Maio falou-se sobre envelhecimento na Fundação Calouste Gulbenkian.

A Fundação Calouste Gulbenkian albergou a Conferência “Envelhecer Melhor – Como?!”, a primeira organizada pelo MPMV, que reuniu um leque de oradores e intervenientes de elevada qualidade.

Na data celebrava-se, ainda, o Dia Internacional da Família, das quais os idosos são o grande pilar, e foram eles a principal motivação para a realização desta conferência, que teve como objectivo a partilha de saberes no âmbito do envelhecimento e a apresentação de respostas no âmbito social para a população idosa.

O Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian encheu-se logo às 10h para ouvir Dom Manuel Clemente, o cardeal-patriarca de Lisboa, e o Dr. Tomás Correia, Presidente do Montepio, que abriram a Conferência anunciando a importância do acompanhamento e valorização da população idosa, elogiando o papel do MPMV nesse sentido, que estava representado pela criadora e responsável pelo projecto, a engenheira Maria de Lourdes Pereira Miguel.

Após a abertura, seguiu-se um painel dedicado à reflexão sobre um envelhecimento qualitativo que reuniu profissionais de áreas distintas que lidam ou lidaram com a população idosa durante o seu percurso pessoal e profissional, sob a moderação de Monsenhor Vitor Feytor Pinto, pároco do Centro Social Paroquial do Campo Grande com vasta experiência e sensibilidade, que lançou o desafio a todos os oradores de se introduzirem sob a perspectiva da sua ligação à população idosa. Todas as intervenções foram comoventes e cheias de qualidade, tendo sido iniciadas pelo Professor Doutor Carlos Mota Cardoso, médico psiquiatra, professor universitário e vice-presidente da Fundação Porto Social, que falou sobre a solidão no envelhecimento e das suas consequências, seguindo-se-lhe a engenheira Clara Cidade Lains, que dirigiu e implementou projectos que permitiram aumentar a segurança do idoso no seu domicílio quando se encontrava na Portugal Telecom, e concluídas pela apresentação da Doutora Marília Carvalho, médica de família em São Nicolau de muitos dos idosos apoiados pelo MPMV.

A manhã terminou com a excelente e fluída apresentação da Professora Doutora Rocío Fernández-Ballesteros, da Universidade Autónoma de Madrid e com vasta obra publicada sobre psicogerontologia a nível global.

A tarde ficou marcada pela intervenção da Dr.ª Paula Guimarães, Presidente do GRACE e Responsável pelo Gabinete de Responsabilidade Social do Montepio, que apresentou as causas e os procedimentos para uma instituição privada apoiar respostas sociais. O painel consistiu, ainda, numa reflexão sobre a importância do investimento privado no terceiro sector realizada pelo moderador, o Professor Doutor Henrique Joaquim, também Presidente da Comunidade Vida e Paz, e na apresentação de cinco respostas concretas para a população idosa, projectos oriundos de todo o país: Alta de Coimbra | Velhos Amigos, do Atlas, representado pela coordenadora, a Dr.ª Natália Antunes; Cuidar de Quem Cuida, do CASTIIS, de Sanguêdo, a Norte, representado pela gerontóloga Dr.ª Cátia L. Pires; Voluntariado Sénior, do Centro Social Paroquial de São Jorge de Arroios, apresentado pelo director técnico Dr. Pedro Raul Cardoso; o Programa Aconchego, dinamizado pela Fundação Porto Social, apresentado pela coordenadora e administradora da Fundação Porto Social, a engenheira Raquel Castello-Branco; e o MPMV, apresentado pela coordenadora, Mafalda Ferreira.

As apresentações culminaram na profunda reflexão sobre a história de vida realizada pelo Professor Doutor José Manuel Seruya, que se seguiu à projecção de um filme com testemunhos na primeira pessoa sobre o processo de envelhecimento.

A conferência foi encerrada pelo Dr. Carlos Tavares, Presidente da CMVM, que tem vindo a apadrinhar o projecto desde 2012, e com a divulgação do trabalho vencedor do concurso de posters científicos organizado no âmbito da Conferência, intitulado “Violência Contra as Pessoas Idosas em Portugal”, anunciado pelo engenheiro Paulo Galiano Tavares, responsável pelo voluntariado no MPMV.

A Conferência tornou-se possível não só graças às participações de peso que contribuíram para uma variedade de temáticas e reflexões, como, também, ao apoio dado pela própria Fundação Calouste Gulbenkian, o Hotel Vincci, a Fundação PT, a Delta e o Montepio, parceiros que acreditaram no valor e sucesso deste evento.

O sucesso da Conferência deve-se igualmente à colaboração dos voluntários, para quem o MPMV dirige um grande agradecimento, pelo disponibilidade e afinco com que se envolveram na organização deste evento.

GALERIA:

 

Back To Top