Por Ana Marques (estagiária do MPMV no apoio à equipa técnica)

No passado dia 19 de Setembro de 2013 realizou-se na Biblioteca do Centro Social Paroquial de São Nicolau uma acção de formação para os voluntários do projecto intitulada “Envelhecimento activo em idosos com dependência”. Esta formação foi dada pela Doutora Ângela Valença, médica Neurologista no Hospital da Força Aérea.

Com o principal objectivo de alertar os 6 voluntários presentes no evento para alguns cuidados que devem ter com os utentes quando estão com eles, a doutora focou-se bastante na questão da estimulação dos idosos e dos doentes neurológicos. Para a Doutora Ângela, nos mais diversos momentos do seu dia-a-dia, devemos deixá-los ter alguma independência para executarem as suas tarefas, tais como comer e tomar banho, independentemente do facto de estas tarefas demorarem mais tempo a ser executada e de serem executadas com imperfeição. Só pelo facto de não sermos tão impacientes com eles, de os fazermos sentir úteis para nós, de nos sentarmos a ouvir as suas histórias e tentar aprender com as suas vivências e, acima de tudo, dar-lhes carinho e atenção, faz com que estes aproveitem melhor os seus últimos momentos de vida.

No fundo, os idosos são como as crianças embora estes últimos possuam mais experiência de vida. O idoso, “tal como a criança, precisa de estímulo e distracção (…) precisa de ter sol e luz (…) cor e movimento (…) paciência e imaginação”. Com mais ou menos tempo, com mais ou menos recursos, com mais ou menos experiência, devemos mostrar-lhes que eles são úteis para nós, que gostamos deles, independentemente das suas limitações, que os valorizamos como pessoas que (também) são.