skip to Main Content
Sabia que por cada 1€ investido na nossa ação de combate à Solidão e ao Isolamento, há um retorno social de cerca de 4€?
Teatro Encanta Idosos Do MPMV

Teatro Encanta Idosos do MPMV

A Sra. D. Clara, a Sra. D. Virgínia e o Sr. Horácio foram ao programa “Boa Tarde”, apresentado por Conceição Lino, na SIC, em Março. Nesse programa, um dos convidados era o actor Joaquim Monchique, que ofereceu bilhetes ao MPMV para que os três idosos pudessem ir ao teatro assistir à peça que o actor protagoniza com Maria Rueff, “Lar Doce Lar”. A experiência da Sra. D. Clara, da Sra. D. Virgínia e do Sr. Horácio ficou registada pela SIC e a reportagem foi para o ar no programa “Boa Tarde” de segunda-feira, dia 28 de Abril.

Ficou definido que seria domingo, dia 6 de Abril, e a ansiedade e o entusiasmo começaram de imediato a crescer.

Os idosos foram acompanhados pela psicóloga do MPMV, a Dra. Maria João Xavier. «A ansiedade era tanta que a Sra. D. Clara ficou uma hora à minha espera na rua pois não aguentava mais estar em casa». Mas a Sra. D. Clara tinha motivos fortes – a uma semana de completar 82 anos, nunca fora ao teatro na sua vida. Conhecia todos os teatros de Portugal, mas nunca tivera o privilégio de entrar em nenhum. Algo que estava prestes a mudar.

A Sra. D. Virgínia e o Sr. Horácio foram juntos até ao teatro, mas a noite custou a passar. «A Sra. D. Virgínia confessou que não dormiu bem essa noite. Disse que no dia anterior perguntou constantemente ao marido ‘que horas são? Já falta pouco?’». Este domingo seria, para a Sra. D. Virgínia, que se entusiasma com novidades na sua vida, bastante especial, porque há muito tempo que não ia ao teatro.

006

O espaço deixou Sra. D. Clara encantada. «Que lindo que isto é!», foram as suas palavras ao entrar no edifício do Tivoli. «Olha para estas paredes! É tudo tão lindo!». Sentada na plateia, o encantamento de Sra. D. Clara não parou de crescer. As luzes e os candeeiros deixaram-na maravilhada, e o palco, «tal e qual como na televisão», também foi alvo da sua atenção.

Para a Sra. D. Virgínia e o Sr. Horácio esta ida ao teatro não foi uma estreia, mas foi igualmente entusiasmante. Apesar de mais comedidos que a Sra. D. Clara nos seus comentários, estavam ambos ansiosos pela peça, que não defraudou as expectativas.

Os personagens interpretados pelos dois actores e as situações por si protagonizadas foram rapidamente abraçados pelos idosos, que se reconheceram em inúmeras das situações representadas. No entanto, o maior destaque foi para o trabalho dos actores, cujo talento não passou despercebido. «Como é que apenas duas pessoas fazem tantas personagens?»

Quando terminou a peça, a vontade de ir embora era pouca. «Que pena já ter terminado. Ficava a ver isto até amanhã!», comentaram. «Isto foi tão bom que nem adormeci!». Para a Sra. D. Virgínia e o Sr. Horácio, foi uma bela surpresa, pois confirmaram que «há muito que não víamos algo assim».

Back To Top