skip to Main Content
Sabia que por cada 1€ investido na nossa ação de combate à Solidão e ao Isolamento, há um retorno social de cerca de 4€?
Tecnologias De Antigamente – 4.º  Encontro Do Grupo De Encontros AMPMV

Tecnologias de Antigamente – 4.º Encontro do Grupo de Encontros AMPMV

Na 4.ª sessão do Grupo de Encontros AMPMV, recordaram-se os tempos em que os ditados da escola eram bordados a tinteiro e mata-borrão. Mais tarde, formaram-se muitas senhoras em cursos de dactilografia, para trabalhar com as primeiras máquinas a escrever, que eram também fotocopiadoras a papel químico.

Na sua infância, as telefonias, as grafonolas ou gira-discos eram relíquias comunitárias, emitindo missas e radio-novelas à janela e fazendo soar os discos da moda, para toda a praça ouvir (Sem esquecer as notícias da guerra, que passavam às escondidas, abafadas da censura por copos de água e horas tardias). Nesses tempos ouvia-se a Parada da Paródia dos Parodiantes de Lisboa e as vozes infantis da rádio tornavam-se vedetas no barco da Trafaria.

Os namorados tiravam fotografias à lá minute, nos locais mais turísticos da cidades. Só depois veio a televisão, “caixotes” a preto e branco, que passavam imagens fugidias. As primeiras, recordaram-nos os nossos beneficiários, foram as das montras das lojas de electrodomésticos, que, como as tabernas e cafés, juntavam famílias de espectadores atraídas pela novidade.

Estas e outras lembranças, foram partilhadas nesta sessão em torno das Tecnologias de Antigamente, orientada pela Psicóloga Maria João Xavier, dentro do tema anual do Grupo de Encontros AMPMV: “Evolução:Mudanças no Quotidiano”.

 

Back To Top